Igreja Matriz Santo Antônio


Paróquia Santo Antonio: Localização: Avenida Santo Antonio, Centro.

Tem como destaque a Via Sacra, quadros em madeira, os vitrais representando figuras bíblicas e na frente um globo terrestre em vitral, criado pelo Sr Manoel Dias.

A história da Paróquia iniciou em 01 de setembro de 1949, quando o então Bispo de Lages,a qual pertencíamos, Dom Daniel Hostin, enviou o Pe. Frederico Peters para a cidade de Lebon Regis com o objetivo de fundar uma paróquia no local, onde havia apenas uma capela. Com a colaboração da comunidade, aos poucos, foi-se reunindo materiais para a construção da casa paroquial e a renovação dos objetos sacros da capela.

Aos 22 de outubro de 1949 o Pe. Hermínio Zortéa chegou ao nosso município para dar continuidade aos trabalhos iniciados pelo Pe. Frederico e também para reativar a construção do Salão Paroquial inaugurado em janeiro de 1951 e dar inicio à construção do colégio e grupo escolar das Irmãs da Sagrada Família, inaugurado em dezembro de 1952.

Aos 29 de fevereiro de 1964 o Pe. Francisco Fantin chegou à paróquia e em junho do mesmo ano já deu inicio aos trabalhos de construção da Igreja Matriz. Um ano após deixa a paróquia para ser atendida pelos padres da região. Felizmente, aos 02 de fevereiro de 1967, chegou na paróquia Frei Luciano Wagner, que tomou a iniciativa de retomar a construção da igreja Matriz,a qual estava parada e também a construção da nova casa paroquial que em 02 de julho de 1968 já foi inaugurada.

Frei Luciano, por motivos de saúde, deixou nossa paróquia que foi então assumida pelo Frei Galdino Zella. Em 28 de janeiro de 1970 chegou Frei Edésio Schellaner para auxiliá-lo no atendimento às capelas e nas demais obrigações paroquiais. Estes conseguiram concluir a árdua tarefa da construção da Igreja Matriz.

Em 1982 Pe. Zigfryd Ziomkowski, atual pároco iniciava a construção da praça da matriz, que é mais um belo trabalho em prol da Igreja Matriz.

Aos 22 de setembro de 1985 quando a diocese já estava aos cuidados do Bispo Dom Luiz Colussi, a paróquia foi confiada ao Pe.Luiz Carlos Eccel, que iniciou seus trabalhos de evangelização ao povo lebonregense onde se fez presente até fevereiro de 1992, deixando como marca.o grande envolvimento nas causas sociais e com a massas populares.

Com sua saída tomou posse Pe. Milton Batista de Almeida que vivia trabalhando pela comunidade lebonregense, porém sua passagem foi breve, e em fevereiro de 1993 despediu-se da paróquia, deixando a sob os cuidados de Frades Capuchinhos representados pelo Frei Carlos Gonzaga Vieira e pelo Frei Jorge Corsini, que ficou atuando como párodo até o final de 1994.

Frei Carlos assumiu, então, a responsabilidade de Pároco contando com o auxilio do Frei João José dos Santos. Mais tarde, em 1997, quando o Frei João José saiu da Paróquia vieram Freis Nelvio David Colle e José Ferreira. Em dezembro de 1997 saiu o Frei David e o Frei José assume o papel de Pároco, Auxiliando pelo Frei Mateus da Silva. Em 1998,ambos saíram da paróquia e o Frei Eugênio Nichele assumiu os trabalhos paroquiais.

Em 07 de fevereiro de 1999 aconteceu a Sagração Episcopal de Dom Luiz Carlos Eccel, o qual confia a paróquia ao Pe. Marisvaldo Cavalcante Pires, que deixou a paróquia em 13 de julho do mesmo ano, a paróquia fica sob os cuidados do Pe. Gilberto Tomazi com o auxilio das lideranças leigas da comunidade.

Em 18 de dezembro de 1999 chegou à Paroquia Pe. Ludovino Labas que atuou como pároco até junho de 2008, quando entrega a paróquia aos cuidados do Pe. Heribero dos Santos, que com a missão de evangelizar e administrar a paróquia deu continuidade aos trabalhos paroquiais.

A paróquia Santo Antonio realiza duas tradicionais festas anualmente, a Festa do Padroeiro no mês de Junho, onde a comunidade se reúne para a trezena e celebrar com alegria e festividades. E a Festa das comunidades no mês de dezembro, em honra a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, é um momento onde todas as comunidades se reúnem na Matriz para juntos festejar.


Girl in a jacket Girl in a jacket Girl in a jacket