Os primeiros momentos da colonização do município de Lebon Régis ocorreram em 1895 quando famílias vindas de outros lugares de Santa Catarina e do Paraná chegaram até este local.

A História deste município também está relacionada com as primeira fazendas na localidade da Serra da Esperança, propriedade de imigrantes paulistas, vindos dos campos de Curitibanos, do Corisco ( antiga denominação do atual município de Santa Cecília, em razão da sua condição topográfica acidentada e perseguida por descargas elétricas da atmosfera), e de São João (parte localizada ao norte de Caçador). Essa localidade tornou se um povoado e em 1958 tinha duas casas de comércio de propriedade de Francisco de Souza, onde ele comprava milho, trigo, porcos dos colonos dali, vendiam tecido, feijão, banha, louças, fogões, uma casa de propriedade de Justina de Souza Pinto que ondulava a vapor o cabelo das mulheres, e uma serraria com nome de Caeté, onde derrubavam muitos pinheiros, mas devido à região ser muito isolada, não se desenvolveu. Em Lebon Régis há inúmeros rastros da Guerra do Contestado de 1912 a 1916, onde jagunços e soldados travaram as batalhas, inclusive em Santa Maria local de um grande reduto ocorreu um dos maiores combates de toda guerra.

Com o aumento de famílias, em 1903, ao norte foi criado o distrito de São Sebastião da Boa Vista. Em 1938, esse distrito foi elevado à vila com o nome de Caraguatá c em 1950, o chamaram de São Sebastião do Sul. Na parte sul conhecida como Trombudo se formou outro núcleo com o nome de Salto do Rio dos Patos, Fazenda do Salto e mais tarde Santo Antônio do Trombudo, núcleo que cresceu facilmente, pois erá passagem de tropeiros que viajavam de Curitibanos à Caçador.

Esse núcleo também se tornou distrito em 1934 e em julho desse mesmo uno passou a chamar de Lebon Régis, em 1938 passou a categoria de vila que se desenvolveu cresceu, despertando a atenção do governo que em 19 de dezembro de 1958 pela lei da número 380 dessa mesma data, desmembrou esse território que pertencia a Curitibanos e juntou os distritos de São Sebastião do Sul e Lebon Régis formando o município. Em janeiro de 1959 o governador Irineu Bornhausen instala-o definitivamente, o nome é em homenagem ao catarinense General Gustavo Lebon Régis que na Guerra do Contestado era o secretário geral do estado de Santa Catarina e traçou o primeiro ataque ao Taquaruçu, um dos maiores redutos dos jagunços.

No decorrer desse tempo o município passou por um período de desenvolvimento com indústrias madeireiras com a extração das madeiras de lei pinho e imbuia, fabrica de crina vegetal, lajota e avanço na agropecuária. Mais tarde, continuou a crescer quando famílias vindas do Oeste do estado promoveram assentamentos e começaram a se instalar.

Em 27 de março de 1985 criava-se o primeiro assentamento com o nome Rio Timbó na localidade de Linha Vitória. Surgindo assim outros mais como o assentamento Rio dos Patos fundado em II do agosto de 1988; Assentamento Córrego Segredo I com fundação datada de 09 de janeiro de 1988; Assentamento Conquista dos Palmares de 1997; Assentamento Segredo II, criado em 06 de dezembro de 1988; Assentamento Eldorado dos Carajás. Assentamento Rio Aguá Azul de 1996 e o acampamento com o nome de Fazenda do Saltinho.

Atualmente o município conta com duas escolas estaduais; a Escola de Educação Básica "Frei Caneca" criada em cinco de agosto de 1952 e a Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, fundada em 1978, uma biblioteca municipal - Patrono Valdomiro Amarante Maia, homenageado por ser admirado pela comunidade lebonregense, foi professor, escritor, locava instrumentos musicais, foi um dos primeiros vereadores, secretário da prefeitura, providenciou a documentação para a criação do município. Dois sindicatos para atender os trabalhadores. Uma delegacia, a comarca criada em sete de janeiro de 1994 e data da instalação em vinte e sete de outubro de 1997 e tem o nome do Desembargador Manoel Lobão Muniz de Queiroz, sendo que a juíza de direito foi a Doutora Cleusa Cardoso. Possui ainda um destacamento da polícia civil, posto da policia rodoviária inaugurado em trinta e um de 1978. Uma igreja da religião católica que tem como inicio da sua historia σ dia primeiro de setembro de 1949 quando o bispo da diocese de Lages, Dom Daniel Hostin enviou o padre Frederico Peter para Lebon Régis com objetivo de fundar uma paróquia onde havia somente uma capela. Atualmente esta paróquia tem como Padroeiro Santo António de Pádua, ao qual coordena outras vinte e quatro comunidades. Foi iniciado pelo padre Hermínio Zortéa, que fez muito por Lebon Régis, a construção do Colégio e Grupo Escolar das Irmãs da Sagrada família, inaugurado em dezembro de 1952 que hoje se chama Escola de Educação Básica "Frei Caneca".

Quanto no aspecto financeiro, pode-se dizer que a economia do município é basicamente composta pelo setor agropecuário, com produção de feijão, milho, cebola, alho, tomate, pimentão, fumo e trigo. Na pecuária predomina a criação de gado de corte de leite e também possui um rebanho significativo de suínos, ovinas, equinos, caprinos, e no silvicultura cultiva-se pinus e eucaliptos.

Com relação á cultura da população lebonregense pode-se dizer que possui características caboclas, pois este foi constituído por meio da miscigenação de diferentes raças humanas, pode-se observar essas manifestações culturais na forma com que tratam suas enfermidades recorrendo primeiramente às ervas medicinais, na linguagem cotidiana, no artesanato, no modo de se alimentar, entre outras manifestações típicas.
Outras manifestações culturais de Lebon Régis são os rodeios, pois no município há muitos CTG's (centros de tradições gaúchas), a festa municipal junina, noite folclórica.

Aspectos Geográficos do Município

Localiza-se na região central de Santa Catarina no Alto Vale do Rio do Peixe a uma latitude de 26°55'44" sul e a uma longitude de 50°41'43" oeste e sua altitude são equivalentes a 1110 metros em relação ao nível do mar.

A população, segundo estimativa do IBGE no ano de 2009 é de 12.134 habitantes, possui uma área total de 941 km. O relevo é ondulado, com clima temperado se acentuado bastante o frio, já o verão é curto, apresentando período de chuvas de julho a Setembro.
A hidrografia é composta por quatro rios principais; Rio dos Patos, Rio Caçador Grande, Rio Correntes e Rio Bonito, encontrando nesses rios os seguintes peixes: cará, traíra, jundiá, lambari e outros. A flora do município é representada pelas espécies de bracatinga, pinheiro, imbuia, vassoura, etc. E a fauna por cervo, tatu, capivara, javali, jacu e outros.

Os principais bairros, vilas e povoados do município são: Núcleo Rio Doce, Santa Terezinha, Abraão dos Santos Maciel, Nossa Senhora de Lourdes, Nova Era, Distrito de São Sebastião do Sul, Rio dos Patos Norte, Rio dos Patos Sul, fazenda da Barra, Serra da Esperança, Perdizinhas, Lajeadinho, Pastagem, Faxinal São Pedro, São Pedro, Santa Maria. Anta Gorda, Rio Bonito do Meio, Rio do Meio, Alto Rio Doce e Caçador Grande.


Girl in a jacket Girl in a jacket Girl in a jacket